terça-feira, 18 de maio de 2010
Ácido Acetilsalicílico (C9H8O4)
Ácido Acetilsalicílico(em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.
Descoberta
No século V a.C., começam os estudos com Hipócrates, médico grego e pai da medicina científica, escreveu que o pó ácido da casca do salgueiro ou chorão (que contém salicilatos mas é potencialmente tóxico) aliviava dores e diminuía a febre.
Mais tarde são continuados e aprofundados os estudos com o reverendo Edmund Stone, de Chipping Norton no condado de Oxford, Reino Unido,onde redescobriu em 1763 as propriedades antipiréticas da casca do Salgueiro e as descreveu de forma científica.
Mais tarde o farmacêutico Henri Leroux(francês), e o químico Raffaele Piria(italiano), isolaram o princípio ativo da casca a salicina(ácido salicílico) na sua forma cristalina.
Em 1897, no laboratório farmacêutico alemão Bayer, conjugou-se quimicamente o ácido salicílico com acetato, criando o ácido acetilsalicílico (Aspirina), que descobriram ser menos tóxico. O ácido acetilsalicílico foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e não recolhido na sua forma final da natureza.
Foi a primeira criação da indústria farmacêutica. Foi também o primeiro fármaco vendido em tabletes.
Não se sabe ao certo que foi que descobriu a Aspirina acredita-se que Felix Hoffmann (como afirma a Bayer) ou Arthur Eichengrun, um destes foi q uem descobriu a fórmula da Aspirina.
Não se sabe ao certo quem foi que descobriu a fórmula, mas sabemos que foi uma das maiores invenções farmaceuticas da história, ajudando desde então milhares de pessoas no mundo todo.
FOnte: Wikipéida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário